17 de março de 2016

SEJAMOS TODOS EMPREENDEDORES SOCIAIS!

Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. São ambiciosos e persistentes, enfrentando as grandes questões sociais e propondo novas ideias de mudança em larga escala.
Em vez de relegarem as necessidades da sociedade para os setores público ou privado, os empreendedores sociais identificam o que não está a funcionar e resolvem o problema mudando o sistema, disseminando a solução e persuadindo sociedades inteiras a seguir um novo rumo.
www.kolmea.me
Os empreendedores sociais muitas vezes parecem estar possuídos pelas suas ideias, dedicando a vida a mudar a orientação do seu setor. São simultaneamente visionários e muito realistas, preocupando- se acima de tudo com a aplicação prática da sua visão.
Cada empreendedor social apresenta ideias simples, compreensíveis e éticas e tenta obter apoio generalizado a fim de maximizar o número de pessoas locais que irão apoiá-lo, adotar a sua ideia e implementá-la. Por outras palavras, cada empreendedor social é um recrutador em massa de transformadores locais, demonstrando que os cidadãos que canalizam a sua energia para a ação conseguem fazer praticamente tudo.
Durante as últimas duas décadas, o setor social descobriu o que o setor privado já sabia há muito tempo: Não há nada tão poderoso como uma ideia nova nas mãos de um empreendedor de excelência.
Através de cidadania plena e ética empática, os Empreendedores sociais trabalham para integrar completamente pessoas marginalizadas na sociedade, incluindo pessoas que são desfavorecidas por classe, deficiência, etnia, gênero, pobreza ou religião. Uma vez que as vozes e as ações desses grupos são levadas em conta, eles podem poderosamente realinhar dinâmicas sociais para criar um sistema mais igualitário para todos.

(Texto retirado de aula ministrada pelo Professor Marcos Rezende, no curso de Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades de Terreiros/UFBA/IPHAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário