23 de março de 2012

O que é a língua Kimbundu?

O kimbundu pertence ao grande grupo de família das línguas africanas designada por "bantu". Bantu significa pessoas e é o plural de muntu. Em kimbundo mutu é o nome que significa pessoa, sendo o plural atu. Todas a línguas do grupo Bantu, possuem o mesmo parentesco que notamos por exemplo entre as línguas neo-latinas, tendo sido por isso mesmo enquadradas neste grupo (grupo Bantu). O povo bantu faz referência aos indivíduos pertencentes a este grupo linguístico, mas não constituem um grupo isolado e sim a união de vários povos ao qual pertencem segundo uma classificação feita pela semelhança da linguagem.

Portanto, não devemos falar em língua bantu e sim em línguas bantu, ou civilizações bantu porque inúmeras são as línguas e as civilizações ou povos que estão enquadrados neste grupo, tendo em comum somente o elo do parentesco da linguagem que sugere pela grande semelhança, um tronco comum de origem, mas que apresentam no entanto, diversidades sociais, culturais e políticas, mudanças essas ocorridas provavelmente ao longo do tempo.

Esta semelhança da linguagem, faz supor evidentemente uma língua e até mesmo um lugar comum de origem desses povos, que acabou por dar, devido a circunstancias históricas, nos diversos grupos com seus costumes e línguas diferentes (embora identifiquemos o parentesco linguistico).

Atualmente o Kimbundu é falado por muitas pessoas. Chamamos de kimbundu, ou língua de Angola, por ser a língua geral do antigo reino de Ngola e ser a primeira língua a ser estudada e traduzida pelos Europeus.
Fonte: http://forum.angolaxyami.com

Um comentário:

  1. Mbote jipange jiami? Eme Ngi mukua-Ngola ni ngizuela Kimbundu (Como estão meus irmãos? Sou angolano e falo kimbundu).Gostei muito de ver o vosso artigo sobre a minha língua nativa. No nosso país temos muitas outras línguas e o kimbundu é só uma delas...Xalenu Kiambote pange jiami (Adeus meus irmãos)...



    +0

    ResponderExcluir