24 de setembro de 2020

Diálogos Ancestrais

No último dia 06 de Abril de 2019 um Grupo de artistas e grafiteiros angolanos e brasileiros, membros do Projeto de Murais de Leba visitaram o Terreiro Tumba Junsara. Esse grupo participou do filme As Cores da Serpente (de Juca Badaró), que descreve a intervenção dos grafiteiros na Serra de Leba em Angola. Eles falam dentre outros aspectos de sua experiência e costumes ancestrais. Agradecemos enormemente a participação dos artistas Vladmir Prata e Rafa Invencible.




Nossa já saudosa Makota Valdina participou de uma atividade quando esteve lá em Angola ano passado. Ela foi homenageada em um lindo painel na Avenida Vasco da Gama, pintado por Calangos, Annie Ganzala, Karine Luzolo e Rafa Invencible, que ao saberem da pertinência dela ao Tumba, concordaram em homenagear o centenário e conhecer também nosso espaço sagrado.




Como resultado da ação foi realizada também uma intervenção artística com um grafite, além de trocas de presentes e afetos. Tivemos ainda a participação dos irmãos Haitianos James Savoy (percussionista) e Dieufel Lamisere (coreografo) da Academia Haitidansco que junto com os Irmãos no Couro, sob a coordenação do Ogan Tonsele, abrilhantaram nossa manhã de sábado.



Com esse encontro inauguramos o Projeto "Diálogos Ancestrais" promovido pela ABENTUMBA, com objetivo de desenvolver encontros e oficinas culturais e artísticas, como meio de refletir sobre ações práticas para salvaguarda do nosso patrimônio material e imaterial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário